quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Estamos atuando em 21 Estados”

 “Estamos atuando em 21 Estados” 

Cleovan Siqueira, presidente nacional do Partido Liberal, está movimentando articulações em todo o Brasil para conseguir emplacar novamente a legenda, dissolvida em 2006. Confira entrevista que ele concedeu ao Jornal Opção Online
Jornal Opção

Euler de França Belém - Por que você está planejando refundar o PL?
Nós decidimos refundar o Partido Liberal porque ele é uma franquia mundial. Existe em mais de cem países do mundo. A ideia liberal surgiu exatamente na Revolução Francesa, com os conceitos de liberdade, igualdade, fraternidade. Na época do iluminismo, dos grandes pensadores, de Rousseau, Montesquieu, que queriam uma democracia liberal. Aí veio a revolução industrial inglesa e acabou por dar o impulso. O liberal é aquele que superou a monarquia praticamente no mundo todo, ou a fez se adaptar à república, sendo uma monarquia parlamentarista, como temos hoje o monarquismo moderno. E esse partido foi o primeiro do Brasil. Ele, no Brasil, foi o partido que implantou a república. Teve aqui Rui Barbosa, como o liberal mais expressivo já naquela época. Nós ajudamos Álvaro Vale a refunda-lo em 1985 e por ele elegemos vereadores, deputados estaduais. Em 2006 ele terminou, e refundamos novamente em 2007 e queremos continuar com essa ideia de ter como prioridade a educação, para poder fazer uma revolução pelas ideias, pelo conhecimento, pela sabedoria, para dar igualdade de oportunidade para todos. A sociedade só se nivela, só distribui renda, na medida em que tem uma educação igual, para rico e para pobre, para que a pessoa possa competir no mercado de trabalho e se estabelecer.
Marcellus Araújo – Para refundar o partido é necessário uma determinada quantidade de assinaturas. Você já tem essa quantidade?
São necessárias hoje, para qualquer partido ter autorização de lançar candidato, 500 mil assinaturas. O nosso partido tem o registro provisório, CNPJ, conta em banco, tudo. Mas para lançar candidato nós precisamos alcançar essas 500 mil assinaturas até o mês de maio, levar ao TSE para que ele nos autorize a poder lançar candidato ano que vem. Nós já conseguimos 400 mil, estão faltando apenas 100 mil e estamos trabalhando para consegui-las em vinte Estados do Brasil.
Marcellus Araújo – De que forma vocês estão trabalhando para completar a quantidade mínima de assinaturas?
Nós procuramos líderes que não estão no poder. É o líder comunitário, o agente de saúde, o conselheiro tutelar, o pastor pobre, o padre pobre, ou seja, aquelas pessoas que não estão no poder, pequenas lideranças da sociedade que não têm espaço em outros partidos. Essa base de líderes civis, que pretendem vir a ser vereador, prefeito ou mesmo deputado. Essas pessoas é que estão nos ajudando. Porque, na medida em que elas pegam assinaturas no seu município, elas serão já nomeadas para o diretório naquele município.
Marcellus Araújo – Para que vocês constituam a legenda e tenham base para as próximas eleições, o foco esta nas eleições municipais de 2012?
Perfeitamente. As eleições municipais é que servem de base para as eleições de 2014.
Marcellus Araújo – Existe algum nome com quem vocês estejam articulando, que tenha expressividade no cenário político nacional e estadual, que possa se filiar ao PL?
Temos parceiros. Aqui em Goiás, por exemplo, quem mais tem nos apoiado em primeiro lugar é o governador Marconi Perillo. Ele tem nos apoiado desde quando era senador. Tem aberto portas para nós no Brasil. Em segundo o lugar o José Batista Jr, o Junior da Friboi, que é filiado ao PTB, mas tem nos ajudado muito a concluir a organização do partido. Estive essa semana em São Paulo e conversei com o Guilherme Afif Domingos. É o parceiro que nós estamos buscando em São Paulo, porque ele já foi candidato a presidente da república pelo PL, já foi deputado constituinte e ele também prometeu nos dar força no Estado de São Paulo.
Marcellus Araújo – Desde quando começou esse trabalho?
Ele foi dissolvido em 2006. Em janeiro de 2007 nós refundamos novamente. De lá para cá, o trabalho é de estruturação e coleta das assinaturas.
Marcellus Araújo – Vocês estão traçando alguma estratégia para poder coletar as assinaturas mais rapidamente? Nós já estamos em fevereiro de 2011, faltam menos de três meses para completar as 500 mil assinaturas.
A estratégia é o efeito multiplicador. Para você conseguir dez por cento dos eleitores de uma cidade que tem dez mil eleitores, por exemplo, precisamos de mil assinaturas. Para consegui-las, nós pegamos dez líderes e cada um fica responsável por colher cem assinaturas. Porque até cem, ele pega com a família, com os amigos, na feira, fica mais fácil. Agora, mais que isso começa a complicar. Então usamos o efeito multiplicador, são vários líderes, e você distribui a tarefa, faz um mutirão, e fica pouca assinatura para cada líder.
Marcellus Araújo – E os Estados de atuação? Quais são os Estados que estão no foco do PL?
Vinte Estados. Eu só posso dizer os Estados em que não estamos atuando. Não estamos atuando em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe e Ceará. Em todos os outros 21 existe a atuação do partido.

Fonte: JORNAL OPÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário